Rua Nossa Senhora de Nazaré, 65 - São Paulo-SP        Atendimento: Das 8h às 17h 11 5667-9758 11 5665-8530 11 99544-3666

Quanto tempo devo esperar para ver se minha empresa dará lucro em Interlagos?

Gostou? compartilhe!

imagem Fevereiro 17, 2017

Quanto tempo devo esperar para ver se minha empresa dará lucro em Interlagos?

Um dos questionamentos do empreendedor é saber quanto tempo ele deve esperar para que a empresa possa dar, realmente, lucro.

imagem

Quanto tempo se deve esperar para uma empresa dar lucro real?

A partir das reflexões de final de ano, tenho certeza que um dos questionamentos de um pequeno ou médio empreendedor é saber quanto tempo ele deve esperar para que a empresa possa dar, realmente, lucro.

Reafirmo que uma das competências empreendedoras (talvez aquela a ser desenvolvida continuamente) é o exercício da paciência, pois no mundo dos negócios os retornos devem ser pensados a médio e longo prazo.

Nesse sentido, a resposta para a pergunta título deste artigo é: não existe tempo exato, pois tudo depende de fatores controláveis (gestão do negócio) e incontroláveis (externos aos negócios).

Fatores controláveis

Como itens controláveis, estão os investimentos necessários para abertura e crescimento da empresa, o domínio das despesas operacionais (margem operacional), a gestão das ações cotidianas para a operacionalização do negócio e as práticas adotadas para a retirada dos sócios.

O gerenciamento efetivo desses fatores, com a criação de indicadores de lucratividade para cada um por meio de taxas de contribuição e retorno (de acordo com a natureza da atividade), pode garantir que o lucro real venha a ser percebido a curto e médio espaço de tempo.

Fatores incontroláveis

Já os fatores externos, como a sazonalidade de vendas e de comportamento do mercado, os valores cobrados pelos fornecedores, a tributação de impostos pelo Governo (seja Municipal, Estadual ou Federal), entre outros, devem ser continuamente vigiados para que as entradas financeiras (caixa) possam permitir com que o negócio opere sempre no azul e nunca no vermelho.

Habilidades para o lucro do negócio

Partindo da premissa de controle, retomo que a atividade empreendedora é desafiadora, principalmente em um país como Brasil, o que requer coragem, determinação, foco e trabalho para construção lucrativa do negócio.

Ressalto a palavra construção, pois somente a partir desse entendimento é que o tempo para o lucro real será “encurtado”. Porém, é necessário adquirir algumas habilidades:

Ter paciência

O retorno de investimento é incerto e a resiliência para as adversidades cotidianas é comportamento preponderante.

Importante ter a clareza que nos primeiros meses e anos a empresa pode não apresentar lucro, visto a necessidade de um tempo e investimento para a consolidação dos negócios. Muitos fracassam justamente por não ter paciência para esperar.

Ter foco nas vendas, e não somente nas operações internas

Saiba que nem todas as pessoas serão impactadas e influenciadas por suas ações de publicidade, o que é natural e não pode gerar frustração no empreendedor.

Torne seu produto e/ou serviço atrativo, tanto em relação às suas características e vantagens em consumir (comprar). Ter foco no atendimento de venda e pós-venda é essencial para um negócio lucrativo.

Ter um gestão financeira efetiva

Um fluxo de caixa bem gerido permite que o empreendedor possa tomar atitudes cotidianas para aumentar a margem de retorno, bem como a necessidade de cortar despesas (sempre que necessário).

Outro fator importante está, justamente, na possibilidade de novos investimentos para ampliar as vendas e renovar estoques, atendendo melhor os clientes e aumentando as entradas em caixa.

A partir dessa simples reflexão, percebemos que abrir e manter um negócio requer conhecimentos que muitas vezes nem os melhores profissionais tem – que é a autoanálise empreendedora.

Somente você, empreendedor, pode afirmar ao certo o que construir, o quanto de paciência tem para essa construção e qual tempo exato está nos seus planos para que tenha retorno do investimento.

Assim, deixo uma pergunta: qual é o tempo que você tem para esperar o lucro real do seu negócio?

Arnaldo Vhieira é coordenador do Curso de Gestão Financeira do Complexo Educacional FMU.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/quanto-tempo-devo-esperar-para-ver-se-minha-empresa-dara-lucro/

Illumicont Serviços Contábeis

Contabilidade em Interlagos



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Illumicont Whatsapp Illumicont