Departamento Pessoal: Como Melhorá-lo na sua Empresa?

A melhoria do desempenho de uma empresa passa por vários setores, sendo que cada um deles é responsável por um resultado específico. No entanto, existem alguns que são comuns a todos os casos e que precisam ser tratados para que a organização alcance os seus objetivos. Um desses fatores é o departamento pessoal.

O departamento pessoal é um setor responsável por cuidar da folha de pagamento, cálculos trabalhistas, efetivação de rescisões contratuais e demais processos inerentes à administração de recursos humanos. No entanto, o departamento pessoal não é apenas um setor burocrático. É nele que se encontram os melhores profissionais para negociar e conciliar os interesses da empresa com os direitos dos funcionários. É nele que se estabelecem as condições de trabalho, os salários e as demais vantagens oferecidas aos funcionários.

Apesar da importância do setor, muitas empresas ainda não o têm. Isso acontece porque, na maioria das vezes, a gestão de pessoas é delegada a um funcionário que não tem expertise nesse assunto. Esse funcionário acaba tendo de lidar com os mais diversos problemas e, muitas vezes, ele se vê sozinho diante de um desafio que poderia ser facilmente solucionado com ajuda de um especialista.

A ausência de um departamento pessoal bem estruturado pode trazer sérios problemas para a companhia. Entre eles, podemos citar:

– Falta de documentação correta dos colaboradores, o que leva à incidência de multas por parte dos órgãos responsáveis;

– Ausência de controles de ponto, folha de pagamento e demais documentos que comprovam a relação de trabalho entre empresa e colaborador;

– Problemas na hora de realizar admissões, demissões e rescisões;

– Dificuldades para cumprir obrigações trabalhistas, como FGTS, INSS e Fundo de Garantia;

– Maior risco de litígios trabalhistas.

Além disso, o departamento pessoal também é responsável por organizar o quadro de funcionários da companhia, algo que fica muito mais difícil sem uma estrutura adequada. Outro problema grave que a ausência de um departamento pode causar é o aumento da rotatividade de funcionários, já que as pessoas tendem a se desligar de empresas que não lhes oferecem boas condições de trabalho. Tudo isso impacta diretamente nos resultados da companhia, afetando sua produtividade e competitividade no mercado.

Por isso, é fundamental que a empresa conte com o auxílio de um escritório de contabilidade. A contabilidade é a área que pode auxiliar nessa tão importante questão. Ela é responsável por controlar os gastos com funcionários, bem como por emitir relatórios que mostrem o desempenho da empresa neste quesito. Além disso, é capaz de prestar assessoria para que a empresa minimize os gastos com o departamento pessoal e maximize os seus lucros. Esse setor precisa estar atualizado com as legislações vigentes, bem como com as melhores práticas do mercado.

Dessa forma, ao contratar uma empresa de contabilidade para cuidar do departamento pessoal, a empresa pode ter certeza de que todas as suas informações estarão sempre organizadas e disponíveis para consulta. Além disso, a presença de um profissional da área também garante que todos os procedimentos relativos à folha de pagamento e outras obrigações trabalhistas sejam cumpridos de forma correta e dentro do prazo e é possível garantir que todos os funcionários estejam recebendo o valor certo e que a empresa esteja cumprindo com todas as obrigações tributárias.

Portanto, é evidente que a contabilidade é essencial para o bom funcionamento do departamento pessoal e da empresa como um todo. Com ela, fica mais fácil manter a organização financeira e garantir a boa gestão dos recursos.

Compartilhe